Projecto ``Cabana de Arte``: em busca de uma identidade para a arquitectura angolana
A Cabana de Arte é uma iniciativa que tem como objectivo dar visibilidade às jovens arquitectas, arquitectos e escritórios angolanos que vêm procurando encontrar uma (ou várias) identidades para a arquitectura nacional.
Além disso, a partir do trabalho colaborativo desses profissionais, pretende consolidar uma rede de contactos que contribua para o fomento e reconhecimento internacional da arquitectura contemporânea do país.
Criado pelo Grupo Banga – constituído por Yolana Lemos, Kátia Mendes, Mamona Duca, Elsimar de Freitas e Gilson Menses – a Cabana de Arte é uma iniciativa que visa dar visibilidade não apenas a projectos e produções próprias, mas principalmente, dar espaço (mesmo que virtual, simulado ou utópico) aos artistas e arquitectos em Angola.
“Recorrendo ao universo virtual, onde algumas das barreiras do mundo concreto são suspensas, o Grupo Banga quer também “levar o público numa viagem que pretende ser o mais sensorial e interactiva possível.” Daí a ideia de conceber exposições virtuais interactivas no seu website.
Para saber como o projecto começou e se pretende desenvolver leia aqui a entrevista recente que o Grupo deu a Romullo Baratto.