Primeiro shopping do mundo só com produtos reciclados abre na Suécia
O ReTuna é constituído por um Centro de Reciclagem, o shopping propriamente dito (com 14 lojas e um restaurante que serve pratos exclusivamente confeccionados com alimentos orgânicos), um espaço para conferências e exposições e um centro de aprendizagem para quem estiver interessado em desenvolver competências no domínio da reciclagem.
Como funciona este novo conceito de shopping? Por um lado, os clientes – e a comunidade local – são incentivados a doar todo o tipo de objectos e produtos que já não usem ou dos quais se pretendam desfazer (roupa, móveis, computadores, brinquedos, materiais de construção e jardinagem, etc.). Estas doações são depois encaminhadas para as diferentes oficinas do Centro de Reciclagem onde sofrem um processo que pode ir da simples reparação a uma reciclagem mais extensa ou, no limite, a um upcycling, isto é, são objecto de uma transformação que lhes atribui um novo propósito ou funcionalidade. Estes “novos” objectos são depois encaminhados para as diferentes lojas cuja aprovação para disporem de um espaço no shopping foi previamente sujeita a uma avaliação do seu modelo de negócio.
Por outro lado, o shopping dispõe também de lojas que se ocupam únicamente da reparação de objectos – o objectivo, mais uma vez, é levar as pessoas a prolongarem a vidas destes produtos e evitarem a lógica do desperdício – e de outras que vendem exclusivamente coisas em segunda mão mas que, ao contrário do que normalmente acontece, foram aqui objecto de uma cuidadosa avaliação e acondicionamento por forma a serem comercializadas em perfeitas condições de utilização.
De acordo com o website do ReTuna, o conceito de “sustentabilidade não significa viver com menos coisas mas obter mais a partir dos recursos já existentes”.