ARTE & CULTURA
Primeira edição da 1:54 – Contemporary African Art Fair em Marrakech foi um sucesso
Depois do sucesso obtido nos últimos anos com as suas edições em Nova Iorque e Londres, a 1:54 Contemporary African Art Fair encerrou as portas da sua primeira edição em Marrakesh (Marrocos), no passado fim de semana. O balanço é unanimemente positivo com a imprensa internacional a destacar a dinâmica actual do mercado de arte contemporânea de África.
A feira decorreu no Hotel La Mamounia, contou com a presença de 17 galerias internacionais, de cerca de 60 artistas de África (e da sua Diáspora) e teve um número de visitantes na ordem dos 4 mil.
Entre estes visitantes foi particularmente notada a presença de muitos coleccionadores e, em especial, de vários curadores e directores de museus internacionais como, entre outros, da Tate (Reino Unido), do MOMA (EUA), do Smithsonian (EUA), Zeitz MOCAA (África do Sul) e Centre Georges Pompidou (França).
Uma análise aprofundada do que se passou na feira e, simultaneamente, da dinâmica actual da cena artistica em Marrocos (sobretudo após a abertura do MACAAL – Museum of African Contemporary Art Al Maaden) pode ser lida aqui.
(Imagem de topo: Hassan Hajjaj, Marmouche (2012) / Cortesia do artista)