A UN-Habitat e a empresa de tecnologia OCEANIX revelaram o projeto do primeiro protótipo do mundo para uma cidade flutuante sustentável, a ser localizada em Busan, na Coreia do Sul. O projecto pretende fornecer uma estrutura escalável de desenvolvimento para cidades costeiras que enfrentam escassez de terra e um aumento do nível do mar. Com uma população de 3,4 milhões de pessoas, Busan é a segunda maior cidade da República da Coreia e, ao mesmo tempo, uma das cidades marítimas mais importantes, tornando-a um ambiente adequado para a implantação do protótipo da cidade flutuante.
“Estamos no caminho certo para demonstrar que a infraestrutura flutuante pode criar novas terras para cidades costeiras que buscam maneiras sustentáveis de se expandir para o oceano enquanto se adaptam ao aumento do nível do mar”, disse o CEO da OCEANIX, Philipp Hofmann, na reunião que teve lugar na sede da ONU em Nova York. A comunidade flutuante da OCEANIX contará com um total de 6 hectares (15,5 acres) de plataformas interconectadas, que acomodarão 12.000 pessoas. Cada bairro abrigará edifícios de baixa altura definidos por linhas suaves e vários terraços.
Projectado para se adaptar às necessidades de mudança de Busan, o projeto tem potencial para se expandir e acomodar mais de 100.000 pessoas. O projecto integra sistemas circulares e de desperdício zero, bem como, sistemas de água em circuito fechado, de alimentos, energia net-zero, mobilidade inovadora e regeneração de habitats costeiros. Estes sistemas interconectados gerarão 100% da energia operacional necessária no local através de painéis fotovoltaicos flutuantes e na cobertura.
A OCEANIX é uma empresa de tecnologia azul fundada em 2018 com o objectivo de projectar e construir cidades flutuantes sustentáveis. Entre os colaboradores da empresa para o protótipo de Busan estão o Bjarke Ingels Group, a SAMOO Arquitectos e Engenheiros, a Arup, o MIT Center for Ocean Engineering, a Korea Maritime and Ocean University, o artista ambiental Olafur Eliasson e o Studio Other Spaces, o Center for Zero Waste Design e a Global Coral Reef Alliance.