``POST MILLENNIUM TENSION`` é o tema da primeira edição da Porto Design Biennale
Arranca em Setembro deste ano a primeira edição da Porto Design Biennale. Com um programa extenso e ambicioso, a Porto Design Biennale vai ter lugar no Porto e em Matosinhos (Portugal), entre e Setembro e Dezembro de 2019, e é promovida pela Câmara Municipal do Porto e pela Câmara Municipal de Matosinhos e organizada pela esad—idea, Investigação em Design e Arte, o centro de investigação da ESAD/Escola Superior de Artes e Design.
Confrontando-se com as Tensões do Novo Milénio, a primeira edição da Porto Design Biennale procura analisar a actual configuração disciplinar do design, apresentando um programa que propõe uma ampla reflexão sobre as transformações emergentes que marcam o novo milénio e o lugar do design perante este quadro de mudança.
A reflexão considera, por um lado, a perspectiva histórica e as relações de tensão, afastamento e proximidade entre o design contemporâneo e o modelo do projeto moderno que vigorou até ao fim do milénio; por outro lado, torna-se pertinente a identificação e avaliação das formas e funções do design produzido nas duas primeiras décadas do corrente milénio, bem como a reflexão sobre a eficácia social do design e as novas ligações que sucedem com a dimensão económica, tecnológica, política, cultural e ambiental.
Um particular destaque será dado às tensões e especificidades com que o design se confronta no novo milénio. Explorando formatos diversos, o design contemporâneo, nacional e internacional, será largamente mostrado nas suas várias vertentes disciplinares — do design industrial ao digital, do design de moda ao design gráfico— e nas suas múltiplas abordagens funcionais, conceptuais e processuais
Tomando como mote as tensões pós-milénio, será realizada uma conferência internacional que problematizará o tema da bienal a partir de diversas perspectivas de teoria e prática crítica contemporâneas: do design especulativo à arquitetura forense. Um workshop internacional destinado a jovens curadores possibilitará a apresentação de novas e radicais formas de discurso curatorial sobre o design.
Em torno do país convidado — Itália — constrói-se uma programação que, não deixando de revisitar a história do design italiano, perspetiva as emergências da cultura projetual italiana.
Abrindo-se a vários públicos — especializados e não especializados — a programação da Porto Design Biennale’19 incluirá ainda um vasto programa de eventos, instalações interativas, performances e concertos, ocupando dezenas de locais das cidades do Porto e Matosinhos.