``Plans Matter``: como planear uma viagem pelo mundo da arquitectura contemporânea
Lançado em 2016, o website é uma espécie de Airbnb para os amantes da arquitectura. Connie Lindor e Scott Muellner conceberam-no a pensar em pessoas como eles próprios: apaixonados pela arquitectura, gostariam de ter a possibilidade de habitar (mediante um aluguer temporário) algumas das casas desenhadas pelos grandes arquitectos modernos e contemporâneos.
“Quando planeávamos uma viagem procurávamos sítios para ficar que tivessem um design interessante e possuissem uma dimensão de autenticidade significativa”. Mas essa busca implicava, normalmente, ter de pesquisar em dezenas de websites diferentes em busca de casas com “assinatura” ou com determinadas caracteristicas estéticas. Com Plans Matter os interessados podem agora encontar toda a informação que precisam no mesmo sítio.
As casas incluídas no website encontram-se em países tão diversos como os Estados Unidos, o Canadá, o Japão, o Sri Lanka, a Austrália, a Argentina, o Chile ou a Alemanha. A informação sobre cada casa inclui a indicação sobre o arquitecto que a desenhou, a história da própria casa ao longo do tempo, que tipo de equipamentos dispõe e a região onde está situada.
Para além disso, as notas informativas incluem, sempre que possível, um depoiamento do proprietário, em que este explica porque encomendou a obra àquele arquitecto bem como outros detalhes relativos às opções estéticas e ao processo de construção.
Um ano depois de ter sido lançado, Plans Matter é agora uma referência indispensável para todos os que gostam, enquanto viajam, de ficar em espaços que, como Connie Lindor e Scott Muellner escrevem no website, “têm uma intencionalidade arquitectónica e uma história para contar”.