``Para Além da Cidade Cimento``: exposição de fotografia de Filipe Branquinho e Joca Faria no MFF 2017
O panorama da periferia de Maputo – o que está para lá da “cidade cimento” – é ilustrado pelo pulmão laboral da capital e pelos contrastes acentuados da escassez de infraestrutura urbana. A constante luta pela oportunidade e as vulnerabilidades provenientes do acumular de lixo, são dois problemas oriundos do quotidiano deste lugar.
A exposição “Para Além da Cidade Cimento – Soluções Digitais para os Problemas do Informal” invoca a arte, para contextualizar esta realidade de forma lúcida e apresenta soluções originadas pelo advento do digital que se propõem promover a cidadania como forma de mitigar o impacto da mesma.
Os artistas convidados são Filipe Branquinho e Joca Faria.
Filipe Branquinho
Joca Faria
A UX é uma empresa Moçambicana, estabelecida em 2012, com foco na criação de tecnologia para o desenvolvimento social de forma sustentável.
Durante o seu percurso, a UX desenvolveu, entre outros projectos, a plataforma emprego.co.mz que se tornou no maior portal de emprego em Moçambique, tendo também presença em Angola e Grécia.
Mais tarde, em colaboração com o Banco Mundial e o Concelho Municipal de Maputo, desempenhou um papel significativo na restruturação do processo de gestão de resíduos sólidos com o projecto MOPA.
Recentemente, ganhou reconhecimento através da inovação a nível do acesso a trabalho no sector informal, com o seu projecto biscate.co.mz, onde foi premiada internacionalmente pela GSMA e African Entrepreneurship Awards.
Com inauguração marcada para o dia 18 de Novembro, às 18h, na sede da UX (R. de Nachingwea, 494), a exposição ficará patente ao público até ao dia 24 de Novembro.