``Orelha Suja``: o projecto que faltava na cena musical em Moçambique
E, para além de tudo isto, aparece na altura certa. Há muito que o dinamismo da cena musical moçambicana necessitava de uma publicação assim: culta, cosmopolita, criativa, inspiradora. Em síntese, capaz de romper com o cinzentismo do status quo mediático dominante.
Mas o que é o “Orelha Suja”? De acordo com os dinamizadores do projecto, “o Orelha Suja é um website dedicado à publicação de notícias, entrevistas e crítica de música, centrado na produção moçambicana mas com interesse além, especialmente nos países de língua portuguesa.”
Como surgiu a ideia? “Nasceu da constatação, pelos seus fundadores, das carências na divulgação, informada e regular, de trabalhos e dos seus criadores a nível nacional”. Nesta perspectiva, “o “Orelha Suja” vai tentar posicionar-se como um espaço onde será possível encontrar toda a actualidade, no que à música diz respeito, dos mais novos aos mais velhos. Vamos privilegiar, sobretudo, aqueles para quem julgamos que uma mais ampla divulgação permitiria alcançar novos públicos e consolidar o interesse dos já conhecedores”.
Mas há também uma aposta clara no aproveitamento das novas plataformas tecnológicas e na sua capacidade de, não apenas disseminar informação mas, em particular, descobrir novos talentos: “Apercebemo-nos da relevância que as novas plataformas de streaming (SoundCloud, Spotify, Tidal, etc.) têm agora na publicação e disseminação e procuramos nesses canais talentos desconhecidos para o grande público. Passamos imenso tempo durante o dia a pesquisar!”
Ainda não conhece o “Orelha Suja”? Veja aqui.