No próximo dia 11 de outubro, às 18h00, abre ao público a exposição “Objectos em Trânsito”, primeira exposição individual do artista e designer João Roxo.
A cerimónia terá lugar no Camões – Centro Cultural Português em Maputo e integra a programação oficial do Festival Maputo Fast Foward.
No projeto “Objectos em Trânsito”, João Roxo traça mapas de dependência económica, política, social e psicológica, através de situações e assuntos dos dias que correm. Apresenta trabalhos elaborados nos últimos três anos, através dos quais propõe cenários especulativos, hipotéticos, de emancipação e fuga ao “sistema”.
Neste contexto narra um imaginário no qual a intuição e o engenho revelam-se valores fundamentais de uma luta revolucionária pela reinvenção da humanidade, um “Terceiro Espaço”, de diálogo, onde a informalidade é valorizada e a autossuficiência é perseguida.
Roxo explora aqui a relação que a comunicação visual estabelece com este “sistema” e propõe um protesto passivo através da criatividade, da Arte e do Design – por outras palavras uma exaltação do valor da mão do artesão como ponto de partida e veículo de libertação.
A exposição será acompanhada por uma publicação que converge um texto de João Roxo sobre a temática abordada com os contributos escritos por vários participantes, nomeadamente Fred Paulino, Patrícia Anahory, Rafael Kouto, Ralph Borland, Russel Hlongwane, Ruth Castel-Branco, Sul Sol Sal, Tassiana Tomé, Tavares Cebola e Tiago Borges Carvalho.
Paralelamente à exposição irão realizar-se duas conversas e uma oficina de Batik. No dia 17 de outubro, às 17h00 está prevista uma conversa intitulada MEMÓRIAS DO FUTURO: o papel de narrativas especulativas que contará com a participação de Rui Tenreiro, Russel Hlongwane, Tassiana Tomé e moderação de Tavares Cebola.
No dia 24 Outubro, às 18h00, será a vez de Ana Queiroz, Álvaro Fausto Taruma e Rui Trindade (moderação), dinamizarem uma conversa que aborda o tema REALIDADES FICTÍCIAS: escrita criativa e jornalismo de investigação na era incerta da desinformação.
Pode ver mais informação sobre todas as exposição incluídas no programa do MFF 2018 aqui.