``O Poder dos Dados``: exposição explora a linguagem arquitectónica através da Inteligência Artificial
O Poder dos Dados (originalmente “El poder de la Data“) é uma exposição criada num edifício virtual, concebido por geometrias tridimensionais baseadas em vários algoritmos de Inteligência Artificial. O projecto foi criado pela equipa de arquitectos e pesquisadores da OLA (Online Lab of Architecture) formada por Jennifer Durand (Peru), Daniel Escobar (Colômbia), Claudia Garcia (Espanha), Giovanna Pillaca (Peru) e Jose Luis Vintimilla (Equador). A exposição decorreu no final do ano passado no Perú havendo a perspectiva de a poder itinerar internacionalmente.
O projecto baseia-se numa análise da invisibilidade dos dados e das redes sociais, que têm vindo a ter uma presença intensificada na vida diária das pessoas. “Quem tem o poder dos dados? Onde eles estão armazenados? Estou no controle das informações que compartilho?“, são algumas das questões-chave a partir das quais o projecto nasce. O poder potencial das redes sociais e do seu crescimento deriva de dois factores: a necessidade humana de se comunicar e socializar com os outros. Por isso, o conceito do projecto baseia-se no pressuposto de que as pessoas têm um “eu físico” e um “eu virtual“.
Deste modo, “O Poder dos Dados” é uma experiência imersiva e interactiva, pois permite a conexão de diferentes usuários simultaneamente no espaço virtual. Para tanto, foi realizado um estudo aprofundado dos espaços, sons, iluminação, texturas dinâmicas e tipos de rotas que melhoram as sensações e interacções entre o utilizador e o edifício.
Em um primeiro momento, o projecto se concentra na colecta de dados que serão utilizados nos algoritmos de Inteligência Artificial. Os dados foram coletados de vários perfis de mídia social, dos quais quatro algoritmos de Inteligência Artificial (IA) foram executados: Cyclegan, Stylegan, Resnet e VQGAN + CLIP.
O resultado final é um edifício criado por processamento de dados e codificação em diferentes programas de desenho e modelagem 3D. A torre criada tem as seguintes características: uma trama estrutural, vectores de dados que a atravessam completamente, isolamento térmico e uma estrutura gráfica impressa em 3D. Além disso, foram criadas 5 esculturas interactivas, que transformam as informações obtidas das redes sociais em geometria, criando forma maneira visual de identificar os dados. Além disso, elevadores, teletransportadores e instrumentos musicais foram projetados como componentes interativos.
A equipa da OLA espera que a exposição “O Poder dos Dados” sirva de incentivo para abrir novas possibilidades de exploração no campo da linguagem arquitetônica actual. A OLA prevê, entretanto, que o projecto possa ser desenvolvido e apresentado noutras partes do mundo.
Mais informação aqui.