O ano de ``Sir`` David Adjaye
National Museum of African American History and Culture
Nascido na Tanzania, David Adjaye viveu no Gana (e em vários países do Médio Oriente) até se ter mudado para Inglaterra. O seu trabalho espalha-se pelos quatro cantos do Planeta e tem, actualmente, ateliers em Londres, Berlim, Nova Iorque e Accra. O seu percurso tem sido pontuado por grandes intervenções ( em que se devem destacar, entre outros, os projectos Dirty House, Sugar Hill e o Stephen Lawrence Centre) e por uma variedade de contribuições em domínios que vão da arte contemporânea ao design.
Colecção de mobiliário desenhada por David Adjaye para a Knoll
Depois do Smithsonian National Museum of African American History and Culture, David Adjaye tem agora em mãos outros grandes projectos: um novo museu de arte a ser construído em Riga, capital da Letónia, um centro hospitalar no Ruanda e um outro museu – The Studio Museum – no Harlem, em Nova Iorque.
Em Toronto, a revista “Designboom” fez uma extensa entrevista a David Adjaye que vale a pena ler aqui. Uma leitura que pode ser complementada por esta outra entrevista que a revista online Buala lhe fez durante a sua passagem por Lisboa, em 2011, aquando da inauguração da exposição “Urban Africa – A Photographic Journey” que teve lugar no Museu da Cidade de Lisboa.