Novela gráfica interactiva retrata a vida das crianças na República Centro-Africana
Apesar de tudo isto, a atenção dos media internacionais à situação que se vive naquele país tem sido escassa. Toda a tenção se tem concentrado nos problemas da República Democrática do Congo ou do Sudão. As organizações humanitárias têm-se esforçado por alertar a opinião pública mundial para esta “crise esquecida” mas sem grande sucesso. Poderá este “esquecimento” ser revertido?
Marc Ellison, um foto-jornalista escocês, com trabalhos realizados para inúmeras publicações e estações de televisão (BBC, Al Jazeera, The Guardian, The Toronto Star, etc.) e vários prémios no seu currículo, acredita que sim.
O seu mais recente projecto, “House Without Windows”, é uma extraordinária novela gráfica que assenta no trabalho de reportagem que efectuou na República Centro- Africana no sentido de documentar a actual situação e o seu impacto nas crianças daquela país e é feita em colaboração com o ilustrador Didier Kassai.
O que torna esta novela gráfica notável, para além das qualidades intrinsecas à reportagem de Marc Ellison, é a sua dimensão multimédia pois na sua versão online é possível ir interagindo com a narrativa e, a dados momentos, fazer ligações, a partir das ilustrações, para videos 360 – realizados pelo jornalista – que suportam e documentam a história que vai sendo contada.
“House Without Windows” começou a ser publicada no “Huffington Post” esta semana e foi produzida com o apoio do European Journalism Centre. Veja, em baixo, um dos videos 360 realizado por Marc Ellison.