A nova consola da Nintendo e o futuro da indústria dos videojogos
Entre vários outros dados interessantes contidos neste relatório destaque para o facto de haver um número crescente de consumidores a fazer download de jogos (os downloads atingiram em 2016 um valor na ordem dos 6,6 mil biliões de dólares) e do segmento da Realidade Virtual – sobre o qual recai grande expectativa – só ter sido ainda responsável por um valor relativamente modesto de receitas (2,7 mil milhões de dólares). No entanto, a previsão é que a aposta de marcas como a Sony ou a HTC na Realidade Virtual venha a dar um impulso substantivo a este segmento em 2017.
Entretanto, o ano de 2017 fica para já marcado pelo lançamento da nova consola da Nintendo, a Switch – um híbrido entre a consola fixa (plug na TV) e a consola portátil e que é convertível sempre que o utilizador assim o desejar.
De acordo com a Nintendo estão em desenvolvimento mais de 80 jogos para esta consola, incluindo o Super Mario Odyssey que será lançado no final de 2017. Contudo, para o seu lançamento, a Switch chega com dois jogos incluídos – The Legend of Zelda: Breath of the Wild e 1-2 Switch.
Perante a crescente sofisticação dos videojogos, a Data Radar elaborou uma pequena evocação histórica dos videojogos – Evolution of Video Game Graphics 1962-2017 – que vale a pena ver (mais abaixo neste post) para perceber como tudo mudou em tão pouco tempo.