Niamey 2000: um modelo urbano inspirado na tradição
Em anos recentes ,com o desenvolvimento económico do país, Niamey viu a sua população aumentar – por via sobretudo da migração interna – e viu, sobretudo, emergir uma classe média a qual, embora tenha ainda um peso reduzido em termos percentuais (20% da população), desempenha um papel cada vez mais significativo nas actividades económicas.
Tendo em atenção que o valor médio das habitações no centro de Niamey é bastante alto, foi necessário desenvolver novos empreendimentos urbanisticos capazes de acolherem este segmento populacional.
É neste contexto que surge o projecto Niamey 2000. A relevância deste empreendimento – que tem merecido a atenção da imprensa especializada internacional – tem sobretudo a ver com a abordagem conceptual que foi escolhida.
Buscou-se inspiração, nomeadamente, no tipo de cidades pré-coloniais como Timbuktu (Mali) ou Kano (Nigéria) e na seu desenho “orgânico”, no qual as habitações parecem se interligar, de forma densa, mas onde prevalece, apesar dessa “intimidade”, um espaço de privacidade bem definido.
Como em muitos outros projectos recentes (já aqui referidos), existe uma preocupação em usar materiais e técnicas tradicionais (e locais) em detrimento do cimento e outros materiais sem qualquer relação com o ecossistema envolvente. O projecto é da autoria da united4design e a equipa responsável foi constituída por Yasaman Esmaili, Elizabeth Golden, Mariam Kamara e Philip Straeter.
(Todas as fotos da autoria de Torsten Seidel)