Nana Oforiatta-Ayim lança projecto de Enciclopédia Cultural de África
O projecto irá assentar numa plataforma online (já acessível) podendo eventualmente vir a ter uma edição impressa (a qual deverá ser constituída por 54 volumes, um para cada país do continente).
Desde 2009 que Nana Oforiatta-Ayim, originária do Gana, vem desenvolvendo esta ideia mas foi só a partir do momento em que recebeu o apoio do County Museum of Art de Los Angeles – apoio esse que se traduziu num subsídio de 40 mil dólares – que foi possível verdadeiramente arrancar com o processo.
Nana Oforiatta-Ayim
A “Enciclopédia” pretende ser um repositório documental e ensaístico que permita a qualquer um aceder a informação sobre o passado e o presente das diversas formas de expressão cultural e artística em África e quer também servir como uma referência para as gerações futuras. Mas Nana Oforiatta-Ayim e a equipa que a acompanha quer, simultaneamente, que o projecto se vá desenvolvendo de forma o mais interactiva possível.
Nessa perspectiva, uma das primeiras iniciativas foi a organização de uma exposição em Accra, na Galeria ANO, por altura da celebração do 60º aniversário da independência do Gana. A exposição – que contém fotografias, videos e inúmeros artefactos culturais que retraçam a história recente do país – teve a colaboração do arquitecto David Adjaye com quem Nana Oforiatta-Ayim já trabalhara na produção da exposição “Visionary Africa” que David Adjaye realizou no Palais des Beaux-Arts em Bruxelas em 2010.
Outras iniciativas se irão seguir (nomeadamente na Cidade do Cabo, já no próximo mês de Abril) no sentido de divulgar a iniciativa e de mobilizar todos os interessados em participar no projecto em se juntaram ao processo.