A proposta Museu de Arte Moderna (MAM), de São Paulo (Brasil) no Minecraft é a de um videojogo no qual é possível realizar visitas ao museu, construir ou reconstruir obras de arte e aprender sobre a história da arte brasileira por meio de atividades lúdicas e virtuais.
O projecto é encabeçado pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo em parceria com a Microsoft e a Agência Africa, e está disponível na plataforma Minecraft: Education Edition e no site do MAM .
Direccionado a escolas, estudantes, artistas e interessados em arte e videojogos, o projecto apresenta uma forma inovadora de diálogo com o público por meio de reproduções dos ambientes internos e externos do MAM, incluindo a sua sede e o Jardim de Esculturas, e de obras do acervo do Museu dentro do Minecraft – um dos videojogos mais populares da actualidade, caracterizado como uma espécie de lego digital que permite ao jogador construir ambientes e mundos virtuais. A plataforma reúne, ainda, propostas de aulas com recortes temáticos a partir das obras do acervo do MAM e uma série de actividades lúdicas e interactivas.
“A plataforma do Minecraft: Education Edition tem como objectivo incentivar a aprendizagem, o raciocínio lógico, o pensamento computacional, a colaboração, a comunicação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Tudo isso de forma divertida. Esta parceria com o MAM acrescenta, ainda, uma questão muito importante, o acesso à cultura. Por meio da tecnologia, todos os alunos, de qualquer lugar, podem conhecer um dos museus mais importantes de São Paulo e interagir com parte de seu acervo. Estamos muito felizes com tudo isso”, referiu Vera Cabral, directora de Educação da Microsoft Brasil no lançamento do projecto.
Mais informações aqui