ARTE & CULTURA
Museu de Arte Digital vai abrir em Tóquio
O colectivo japonês Teamlab anunciou que irá abrir durante o Verão deste ano um Museu de Arte Digital em Tóquio.
O colectivo Teamlab, um grupo interdisciplinar constituído por quase 400 elementos (artistas visuais, designers, arquitectos, engenheiros informáticos, cientistas, entre muitos outros) tem-se destacado, em anos recentes, pelas suas instalações imersivas e interactivas apresentadas um pouco por todo o mundo (Estados Unidos, Austrália, Singapura, França, etc.).
A criação deste museu, em parceria com a Mori Building, vai permitir ao colectivo capitalizar um sucesso que tem excedido largamente as suas expectativas iniciais. Só para dar um exemplo, uma das exposições concebidas pelo Teamlab e que foi apresentada nos Estados Unidos, em 2016, atraíu 200 mil visitantes (sendo que a previsão inicial dos organizadores era de atingir os 30 mil).
O Museu de Arte Digital, que irá ocupar uma área de 10 mil metros quadrados, não irá apresentar apenas os trabalhos do colectivo. O objectivo é incorporar projectos de outros artistas na sua programação e fazer do Museu uma referência mundial nas artes digitais.