``Mulheres em Movimento``: Aina Nangy reflecte sobre mobilidade e género na conferência MFF 2019
Aina Nangy é arquitecta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitectura da UEM e trabalha actualmente na ONG Arquitectura Sem Fronteiras (Maputo) no projecto de Mobilidade e Transporte Colectivo, que tem como objectivo específico contribuir para a melhoria do modelo de mobilidade tornando-o um modelo equitativo, inclusivo, seguro e sustentável, centrado no espaço público e transporte colectivo, na área metropolitana de Maputo.
Na apresentação que irá fazer na Conferência do MFF 2019, Aina Nangy irá reflectir sobre como o desenho das linhas de transporte colectivo foi sobretudo pensado tendo apenas em consideração os caminhos trabalho-casa feitos pelos homens. Nesta perspectiva, é necessário que o desenho da cidade e do transporte colectivo tenham em conta também as necessidades específicas das mulheres e comecem a introduzir a perspectiva de género nos projectos de mobilidade urbana.
O sistema de transporte colectivo na cidade de Maputo tem vindo a ser alvo de intervenções de melhoria mas ainda apresenta algumas deficiências que se traduzem na insegurança nas viagens das passageiras nomeadamente por casos de assédio sexual ou outro tipo de violências.
Para mais informações sobre esta e outras apresentações na Conferência MFF 2019 ver aqui.