MUAVE: performance de António Jorge Gonçalves, Chris Born, João Roxo e Nandele Maguni na abertura do MFF 2019
MUAVE – um espectáculo de características únicas concebido e interpretado por António Jorge Gonçalves, Chris Born, João Roxo e Nandele Maguni – vai abrir a edição do MFF 2019 a 10 de Outubro no Centro Cultural Franco-Moçambicano em Maputo.
MUAVE é uma performance artística multidisciplinar. Como ponto de partida, este espectáculo explora personagens, estórias e práticas místicas, procurando intersecções com uma dimensão tecno-pagã.
MUAVE surge da necessidade de expressar e dilucidar a presença humana no mundo. Entre passados, presentes e futuros, MUAVE cria um choque com a história, encara o agora, presume futuros nos quais os lugares perdem o sentido, onde a pluralidade e a diversidade deixam de operar de maneira previsível, onde a tradição se aproxima cada vez mais da extinção.
MUAVE não pretende representar realidades objectivas, antes propõe encarnar uma expressão artística do percorrer do tempo como o sentimos, características e construções culturais e sociais.
Esta consulta terapêutica audiovisual integra música electrónica e estímulos visuais, procurando uma imersão da audiência numa experiência multi-sensorial. No centro deste universo, a música hipnótica de Nandele Maguni conduz a narrativa; suportada por instrumentais adicionais e sound design de Chris Born; cenografia e intervenções gráficas de João Roxo e explorações visuais de António Jorge Gonçalves através de projecções de desenho digital em tempo real – 4 performers controlam o espaço visual e sónico, criando estímulos, perguntas, sem respostas.
A edição do MFF 2019 decorre de 10 de Outubro a 10 de Novembro.