MozBio: anunciada segunda fase do programa de apoio à conservação e defesa da biodiversidade
O governo moçambicano anunciou o arranque da segunda fase do MozBio, um programa de apoio ao sector da conservação da biodiversidade.
O MozBio 2 tem como objectivo principal aumentar a eficácia de gestão das áreas de conservação e melhorar as condições de vida das comunidades residentes.
Este projecto conta com um financiamento do Banco Mundial no valor de 45 milhões de dólares e do Fundo Mundial para o Ambiente no valor de 23 milhões de dólares, e terá uma duração de 5 anos.
O programa Mozbio surgiu em reconhecimento do papel vital que as áreas de conservação desempenham como parte integrante de um crescimento equilibrado do país.
Na sua primeira fase, o projecto beneficiou o Parque Nacional das Quirimbas, a Reserva Nacional do Gilé, a Reserva Nacional de Chimanimani, o Parque Nacional de Banhine, o Parque Nacional do Limpopo, o Parque Nacional de Bazaruto, a Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro e a Reserva Especial de Maputo.
O MozBio 2 irá incluír a Reserva de Marromeu, a Reserva Nacional de Chimanimani, a Reserva Especial de Maputo, Reserva Marinha Parcial da Ponta de Ouro, a Reserva Biológica da Ilha da Inhaca e a área ao redor destas, no interior do Distrito de Matutuíne.
Para mais informação ver aqui.