MOJOFEST 2018: o maior festival de jornalismo móvel vai realizar-se em Maio na Irlanda
Vai realizar-se, entre 29 e 31 de Maio próximos, na Irlanda, a 5ª edição do MOJOFEST, um festival dedicado a produções jornalisticas realizadas inteiramente com tecnologias móveis, em particular com smartphones.
Para além da conferência e da exposição que terão lugar durante o evento, o MOJOFEST irá também premiar os melhores trabalhos do ano.
Com o apoio da Thompson Foundation, o festival realiza anualmente um concurso que tem como objectivo estimular a produção de jornalismo móvel. As 145 candidaturas para esta edição vieram de 30 países.
O vencedor recebe um “mojo (mobile journalism) kit” completo, com equipamento de última geração, e os cinco primeiros classificados terão acesso a um curso de especialização no ambito do programa “Journalism Now” promovido pela Thompson Foundation.
Nos anos anteriores, o MOJOFEST premiou, em 2017, Farah Abdi (Somália), pelo trabalho de reportagem feito em Malta com refugiados provenientes de África, em 2016, Yusuf Omar (África do Sul), pela reportagem sobre a violência sexual na África do Sul, em 2015, Leonor Suarez (Espanha), pela reportagem feita nas minas de Potosi, na Bolívia, e em 2014, o prémio foi para Torera Idowu (Nigéria) pela reportagem realizada no bairro de Makoko.