Moçambicanos Edilson Tomás e Emídio Jozine seleccionados para a 3ª edição da Catchupa Factory
Os fotógrafos moçambicanos Edilson Tomás e Emídio Jozine foram seleccionados para a 3ª edição da Catchupa Factory que irá decorrer entre 20 de Junho e 4 de Julho na cidade de Mindelo em Cabo Verde.
A iniciativa Catchupa Factory-Novos Fotógrafos é um programa de formação e criação artística em formato de residência artística dirigido a fotógrafos e artistas emergentes dos PALOP e que conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Durante duas semanas de trabalho intensivo, os participantes serão orientados na concepção e criação de de um projecto fotográfico, sendo privilegiada a construção de uma estrutura narrativa.
O trabalho de campo, pesquisa e experimentação será acompanhado por sessões teóricas em torno das questões críticas relacionadas com a fotografia contemporânea africana.
Será dado também destaque ao desenvolvimento de competências ao nível da comunicação e exibição do projecto fotográfico.
Para além de Edilson Tomás e Emídio Jozine foram também seleccionados: Bella White, Bruno Carlos, Sofia Rodrigues (Angola), Ayrton Dias, Danira Amado, José Correia, Maiky Miller, Mara Carvalho, Queila Fernandes e Richart Pires (Cabo Verde).
O júri de selecção foi composto por Mimi Cherono Ng’ ok (Quénia), John Fleetwood (África do Sul), Paula Nascimento (Angola) e Diogo Bento (Cabo Verde).