Moby Mart: o primeiro supermercado móvel do mundo começou a circular em Xangai
Estes primeiros modelos do Moby Mart, são movidos a energia solar e operados remotamente por um “condutor” que os orienta, conforme os pedidos feitos pelos clientes, para as zonas onde a sua presença foi requisitada.
Mas já estão a ser construídos novos modelos que serão cem por cento autónomos, através de sistemas de inteligência artificial, dispensando a existência desse “condutor” remoto.
O Moby Mart que já começou a circular em Xangai (24h por dia) é um supermercado cuja oferta, embora limitada, é bastante diversificada (snacks vários, bebidas, refeições pré-preparadas, remédios, etc.) e os sensores imbuídos nas diferentes “prateleiras” detectam quando os “stocks” estão a acabar (ou já acabaram) permitindo assim que o “supermercado” retorne ao armazém de reabastecimento.
Para poderem usar o Moby Mart, os interessados têm apenas de fazer o download de uma aplicação para o seu telemóvel. Através dela ficam a saber, de imediato, onde está, nesse momento, o veículo mais perto da sua morada e requisitar a presença do Moby Mart na sua rua, ou se possível mesmo à porta de casa.
Os clientes podem então escolher os produtos de que precisam sendo a “entrega” precedida pelo débito directo do valor em causa através da aplicação de que dispõem no telemóvel e que está ligada à sua conta bancária.
Desenvolvido pela Wheelys, em colaboração com a Hefei University e a empresa de retalho Himalafy, o Moby Mart irá ter um impacto, não negligênciável, nas formas de consumo tradicionais neste segmento do mercado e é mais um dos “sinais” de que o modelo das “grandes superfícies” irá ter, certamente, de reequacionar o seu modelo de funcionamento (veja-se, por exemplo, o que está a acontecer neste sector nos Estados Unidos).
Veja o vídeo: