``Mfon``: nova publicação dedicada às fotógrafas africanas da diáspora
Neste primeiro número do projecto “Mfon” são apresentadas imagens de100 fotógrafas africanas – ou de descendência africana – que vivem um pouco por todo mundo. A introdução ao volume é da autoria de Deborah Willis directora do Departamento de Fotografia e Imagem da Tisch School of the Arts da New York University.
As próximas edições da “Mfon” irão incluir também ensaios e entrevistas por forma a melhor contextualizar as fotografas incluídas em cada volume.
Delphine Diallo
Em declarações ao “New York Times”, Laylah Amatullah Barrayin, uma das dinamizadoras do projecto, refere que a inspiração para o lançamento desta iniciativa surgiu quando tomou conhecimento do livro de Jeanne Moutoussamy-Ashe – “Viewfinders: Black Women Photographers” – publicado em 1986 e que faz um levantamento histórico das fotógrafas de origem africana de 1800 até à actualidade.
O nome da publicação é uma homenagem à fotógrafa Mmekutmfon ‘Mfon’ Essien que morreu em 2001 na véspera da inauguração da sua exposição “The Amazon’s New Clothes” no Brooklyn Museum, em Nova Iorque.