
ANIMA – ESTÚDIO CRIATIVO
DATA: 22,29 Nov e 06 Dez
HORA: 18.00
Partilhar
SOBRE OS DEBATES
A ANIMA – Estúdio Criativo é um dos parceiros do MFF 2017. Este ciclo de debates arranca a 22 de Novembro e incluirá também, após os debates, uma série de intervenções musicais.
No texto de enquadramento do ciclo pode ler-se:
“A interferência incomoda, altera, perturba, destrói. Obriga a recriar. Consideradas geralmente acções intrusivas, revelam simultaneamente as excepções à regra, e representam em si uma janela para universos inesperados e resultados imprevisíveis. Vivemos em sociedades caracterizadas por padrões calcificados. Em oposição, o valor do intangível mostra-se cada vez mais relevante e neste sentido, a criatividade dá-nos a oportunidade de questionar o assumido. Este espaço experimental de debate pretende questionar formatos convencionais e revisitar fórmulas estabelecidas, através de um diálogo dinâmico e interactivo. Propõe-se também a reconhecer o valor da intuição e a acentuar o volume, a relevância e a legitimidade da Voz, individual ou colectiva”.
FORMATO
As Regras do Jogo
Os Oradores são desafiados a iniciar o debate no tema proposto. A qualquer momento os intervenientes podem interferir com comentários e questões que levam a alterar o curso da conversa. O Moderador tem o poder de intervir no sentido de estimular ou agitar o curso das conversas, sabotando ou reforçando a continuidade do tema em debate. A acrescentar a estas variáveis, outros estímulos visuais (impressos ou projectados) poderão interceptar raciocínios.
PROGRAMA DOS DEBATES
Persistência da Informalidade
Os poderes instituídos tendem à criação de regras e leis que possam prever toda e qualquer situação. No entanto, estamos rodeados de evidências que comprovam uma enorme riqueza criativa na existência da informalidade. Actos e Efeitos do domínio da imprevisibilidade, do intuitivo e da necessidade. Como podemos atingir um equilíbrio entre o Formal e o Informal?
29 NOV
Replicação. Apropriação. Assimiliação.
Influências externas são por vezes encaradas como uma conotação negativa. Nos tempos que correm, consequência também da crescente mobilidade e da interação entre polos geográficos, de que forma devemos encarar a realidade da (r)evolução do conceito de identidade local?
06 DEZ
Resistência ou Envolvência
A História conta histórias de movimentos de resistência, mas também de evolução e mudança através do envolvimento com o sistema. Que postura devemos assumir perante o descontentamento? Neste mundo feito de equilíbrios, qual a importância da irreverência e de acções disruptivas – de sabotagem – em oposição à aceitação do estado actual das coisas? A energia criativa precisa de mais revoluções ou de continuidade?
INTERVENÇÕES MUSICAIS
Após cada sessão de debate, as pessoas são convidadas a descontrair e socializar ao som de intervenções musicais por parte de quarto artistas Moçambicanos (anunciados brevemente).