
CURADOR E FUNDADOR DA AFRONOVA GALLERY (JOANESBURGO)
DATA: 16 de Novembro
HORA: 14.30 – 15.15
Partilhar
SOBRE A CONFERÊNCIA
VIMENTO DO MERCADO DE ARTE CONTEMPORÂ-
NEA DE ÁFRICA NO CONTEXTO GLOBAL
Nesta apresentação iremos procurar reflectir sobre a situação actual do mercado de arte contemporânea de Àfrica e as perspectivas e desafios que se lhe colocam no contexto de um mercado cada vez mas globalizado.
SOBRE O ORADOR
Desde a sua abertura, a Afronova tem realizado numerosas exposições de artistas de todo o continente africano, do Oceano Índico e do Caribe. Através das suas exposições, lançamentos de livros e leituras, desfiles de moda, projecções, encontros e residências artísticas, a galeria permaneceu fiel ao seu objectivo de ser uma plataforma polifónica para as expressões contemporâneas africanas.
A Afronova olha para África como uma tapeçaria politica, económica, espiritual e eticamente heterogénea e explora o que nos conecta, o que cimenta os fragmentos, o que promove a mestiçagem. Sem pretender realizar uma pesquisa abrangente, a Afronova desenha pacientemente uma imagem multi-facetada e, a cada exposição, abre uma nova janela com um desejo implacável de consolidar um sistema de valor original, independente da validação do Ocidente.
Fotografia: Lawrence Lemaoana (um dos artistas representados pela Afronova)
