MFF e Festival Fak'ugesi vão estabelecer parceria
Esta parceria poderá vir a assumir diversas formas (organização conjunta de conferências, workshops, residências artísticas, etc.) e inserem-se na vontade de ambas as entidades em desenvolver o ecossistema cultural e criativo na região.
Tegan Bristow é, desde 2016, directora do Fak’ugesi African Digital Innovation Festival, um evento que ocorre anualmente em Joanesburgo (África do Sul).
Criado em 2014, no âmbito do departamento de artes digitais da Universidade de Wits (University of the Witwatersrand), o Festival tem ganho uma importância crescente e é hoje reconhecido internacionalmente como um dos eventos mais influentes no contexto das artes digitais em África.
Fak’ugesi African Digital Innovation Festival
Tegan Bristow formou-se em Belas Artes mas o seu interesse pelas novas formas de criação digital levou-a a fazer um Mestrado em “Medias Digitais Interactivos” na Universidade de Wits (2007). A partir de então passou a coordenar vários programas no Departamento de Artes Digitais da Wits School of Arts. A sua tese de doutoramento focou-se nas relações entre a cultura e a tecnologia em África (2012).
Para além da sua actividade docente, Tegan Bristow tem desenvolvido também uma prática artística e de curadoria que se traduziu, nomeadamente, na organização de uma exposição – “Post African Futures”- na Goodman Gallery