MFF 2019: ``Banho da Purificação`` de Daniel Tinga obtém primeiro lugar na iniciativa de jornalismo móvel ``Smartfilms``
Realizado integralmente com um smartphone, o filme “Banho da Purificação”, de Daniel Tinga, estudante da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, foi o vencedor da iniciativa “Smartfilms” organizada pelo MFF e a LUSA – Agência de Notícias de Portugal em parceria com a Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica e que teve o apoio da Vodacom.
O projecto “Smartfilms” teve como objectivo levar a cabo uma acção de formação junto de jornalistas e estudantes de jornalismo no sentido de os capacitar no uso de dispositivos móveis (smartphones, tablets) que os habilitem a desenvolver, de forma autónoma, conteúdos digitais multimédia. Esta formação foi orientada por Pedro Pereira Lopes (storytelling), Luis Fonseca (video) e Carolina Monteverde (smartphones).
A entrega do prémio teve lugar durante a Conferência Internacional do MFF 2019, que teve lugar na Fundação Fernando Leite Couto a 10 e 11 de Outubro, e onde se realizou também um debate sobre o “Futuro do Jornalismo Móvel em Moçambique”.
Os filmes produzidos no âmbito do projecto “Smartfilms” podem ser vistos aqui.