MFF 2017: MAPUTO CIDADE CRIATIVA
O Programa desta edição desenrola-se sob o lema MAPUTO CIDADE CRIATIVA e pretende ser o embrião de um modelo de intervenção cultural descentralizado e em rede capaz de, não apenas estimular o desenvolvimento de parcerias e partilhas criativas, mas também de dar à cidade um protagonismo e uma visibilidade que a coloque, a prazo, no mapa do continente e do mundo, enquanto cidade criativa.
O programa desta edição procura assim materializar aquilo que foi, desde o seu lançamento em Novembro de 2016, o objectivo principal do MFF: ser uma plataforma aberta dedicada à reflexão, ao debate, à apresentação de projectos e ideias, à análise de tendências, à troca de experiências e à constituição de redes entre todos aqueles que das artes às ciências, da tecnologia ao design, da arquitectura aos media, da gastronomia à moda, das empresas às organizações sociais reconhecem na criatividade e na inovação os motores da nova “economia do conhecimento”, um modelo em que a geração de riqueza depende das mais-valias criativas e da capacidade de gerar inovação nos produtos e nos processos.
O programa deste ano integra uma conferência internacional, várias exposições, workshops, debates e encontros. A extensão e diversidade do programa reflecte, acima de tudo, as sinergias que se estabeleceram, ao longo do ano, entre uma série de entidades e agentes criativos que operam na cidade e que partilham objectivos similares. Por isso, o programa do MFF 2017 é o resultado dessa”conversa” alargada e torna o MFF o espaço aberto, multifacetado e polifónico que, desde o início, se propôs ser.
São parceiros do MFF 2017: a Fundação Fernando Leite Couto, o Centro Cultural Brasil Moçambique, a ANIMA – Estúdio Criativo, o espaço 16Neto, a galeria Machamba Criativa, a galeria 1834, a galeria DEAL, a UX-Tecnologias de Informação e a ICEMA (indústria Cerâmica de Maputo).
Os patrocinadores oficiais do MFF 2017 são o Barclays Bank Moçambique e a Cooperação Suíça.
O MFF é uma iniciativa da QIdeia | Comunicação e da GRH.