MFF 2017: DEBATES E ENCONTROS
- INTERFERÊNCIAS – Ciclo de debates promovidos pela ANIMA – Estúdio Criativo
A interferência incomoda, altera, perturba, destrói. Obriga a recriar.
Consideradas geralmente acções intrusivas, revelam simultaneamente as excepções à regra e representam em si uma janela para universos inesperados e resultados imprevisiveis.
Vivemos em sociedades caracterizadas por padrões calcificados. Em oposição, o valor do intangível mostra-se cada vez mais relevante e, neste sentido, a criatividade dá-nos a oportunidade de questionar o assumido. Este espaço experimental de debate pretende questionar formatos convencionais e revisitar fórmulas estabelecidas através de um diálogo dinâmico e interactivo.
Propõe-se também reconhecer o valor da intuição e acentuar o volume, a relevância e a legitimidade da Voz, individual ou colectiva.
O programa deste ciclo inclui 3 debates:
– Replicação. Apropriação. Assimilação. (22 de Novembro)
– Persistência da Informalidade (29 de Novembro)
– Resistência ou Envolvência (6 de Dezembro)
A seguir a cada debate haverá intervenções musicais por Tushimitsu, May Mbira, Rita Silva Couto e Nandele Maguni. Estas performances serão complementadas por intervenções visuais no espaço concebidas por João Graça e João Roxo.
O programa detalhado deste ciclo de debates será divulgado em breve
- PIRIKITO | PRÓXIMA PARAGEM – Encontro com DANIELA COELHO
No âmbito da exposição de design “Pirikito | Próxima Paragem”, organizada pela Machamba Criativa, irá ter um lugar uma conversa com a designer Daniela Coelho.
Daniela Coelho, fundadora e designer da Pirikito, vem de um background de figurinismo, tendo trabalhado vários anos em cinema, televisão e publicidade. A Pirikito foi um vôo para uma vertente mais de design onde os tecidos e padrões encarnam também personagens, mas em forma de malas. Cada uma tem a sua personalidade e características próprias, cada uma veste a sua capulana e reflecte esse ‘perfil psicológico’, com os seus detalhes e a pele que a acompanha
Esta conversa irá ocorrer no sábado dia 18 de Novembro, às 10h30, nas instalações da Machamba Criativa.
- (DES)CONSTRUÇÕES – Debate com os artistas
No âmbito da exposição colectiva (Des)Construções, organizada pela 16Neto, terá lugar um encontro com Maísa Chaves, Hugo Mendes, Hélio Januário Pene, Chonga e Nemésio Zuber, os artistas que participam nesta exposição.
O debate irá ocorrer no dia 30 de Novembro, às 18h, nas instalações da 16Neto
- FUCK UP NIGHTS MAPUTO – Edição Especial
O conceito FUCK UP NIGHTS surgiu na Cidade do México e está hoje presente em centenas de cidades à escala global. O seu objectivo é partilhar experiências “falhadas” no domínio do empreendedorismo em todas as áreas de actividade e o modelo de debate decorre em ambiente de grande informalidade.
Depois de 4 edições, durante o ano de 2017, o FUCK UP NIGHTS MAPUTO vai organizar uma Edição Especial com um conjunto alargado de particiapantes.
O FUCK UP NIGHTS MAPUTO irá ocorrer a 15 de Dezembro, pelas 18h, no Centro Cultural Brasil Moçambique.
O programa completo dos Debates e Encontros será em breve anunciado