ARTE & CULTURA
Mega-exposição de arte contemporânea de África abre no Rio de Janeiro
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no Rio de Janeiro inaugurou no passado dia 20 de Janeiro a exposição ‘Ex Africa’, a maior mostra de arte africana contemporânea já realizada no Brasil. A exposição reúne trabalhos de 20 artistas, de oito países africanos, numa cuidadosa seleção de mais de 80 obras.
Fotografias, pinturas, esculturas, performances, vídeos e uma gigantesca instalação assinada pelo ganês Ibrahim Mahama articulam-se em torno de quatro eixos distintos: Ecos da História, Corpos e Retratos, O Drama Urbano e Explosões Musicais.
Nástio Mosquito (Angola)
Com curadoria do alemão Alfons Hug, a exposição integra nomes maiores da cena artistíca contemporânea como Kudzanai Chiurai ou J. D. ‘Okhai Ojeikere aos quais se juntam os afro-brasileiros Arjan Martins e Dalton Paula.
Em grande destaque está também a música do continente. Do afrobeat de Fela Kuti, ao pop nigeriano, a secção “Explosões Musicais” transforma uma das galerias de “Ex Africa” no “Clube Lagos” numa referência explícita ao clube New Afrika Shrine da grande metrópole nigeriana.
New Afrika Shrine (Lagos)
A exposição “Ex Africa” seguirá depois para a cidade de São Paulo.
(A fotografia no topo da página é da autoria de Kudzanai Chiurai/Goodman Gallery)