Mauro Vombe e Nuno Silas vão participar na Catchupa Factory 2017
A lista completa dos seleccionados inclui: Rui Sérgio Afonso (Angola), Mauro Vombe (Moçambique), Nuno Silas (Moçambique), Herberto Smith e Carla Rebelo (São Tomé e Príncipe) e Ângelo Lopes, César Schofield Cardoso, Edson Silva Delgado, Grace Ribeiro, Hélder Doca, Marcos Rocha de Pina e Miriam Lopes (Cabo Verde) . Os fotógrafos seleccionados vão receber bolsas para a viagem e a estadia.
A Residência será dirigida pelo fotógrafo e curador sul-africano John Fleetwood.
John Fleetwood
John Fleetwood é o director da plataforma Photo: que faz a curadoria e comissariado de projectos de fotografia, trabalhando particularmente com fotógrafos emergentes. Foi, durante vários anos, o responsável do Market Photo Workshop, uma escola e galeria de arte também voltada para criação de projectos. É actualmente director da Joburg Photo.
Ao longo do seu percurso tem assumido a curadoria e co-curadoria de eventos fotográficos importantes como a Bienal de Fotografia na Dinamarca (em 2016), a exposição de fotógrafos emergentes no Bamako Encounters (em 2015) e a mostra Photoquai 2013: Africa (Paris, 2013) para além de ser frequentemente membro de júri de concursos e de comissões para nomeação de fotógrafos.
Durante as duas semanas do evento os participantes irão trabalhar intensivamente na criação de projectos fotográficos que serão integrados no Catálogo Catchupa Factory 2017. A participação em exposições e estágios internacionais é também uma possibilidade.
Estas residências artísticas têm o objectivo de “estimular o reconhecimento e a visibilidade internacional do trabalho autoral em fotografia dos participantes, incentivar a mobilidade de artistas e obras de arte” e “promover a formação avançada ao nível da concepção, desenvolvimento e edição do projecto fotográfico”.
Residência Artística Catchupa Factory – Novos Fotógrafos 2017 é apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal) e pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde.