Mashambas: um projecto inovador para combater a fome em África
O concurso tem como objectivo premiar “ideias visionárias” para a construção de arranha-céus e estruturas verticais des grandes dimensões que utilizem tecnologias, materiais, programas e conceitos inovadores, sejam esteticamente arrojadas, desafiem os modelos arquitectónicos existentes e proponham novas relações com o ambiente natural e construído.
O projecto vencedor propõe um conceito de arranha-céus modular destinado às comunidades agrícolas sub-saarianas e que, para além de incrementar o potencial agrícola pode, simultaneamente, funcionar como um mercado e um centro educativo. A ideia dos arquitectos é que este tipo de edifícios seja prioritariamente implantado nas zonas mais atingidas por secas ou cujo solo seja insuficientemente fértil.
O conceito destas Mashambas passa por criar condições integradas, num mesmo local, para a produção agrícola. Da disponibilização de sementes, fertilizantes e equipamentos aos aspectos ligados à distribuição e comercialização (o projecto inclui um “aeroporto” para drones), passando por infraestruturas de apoio aos agricultores e à sua educação, o projecto Mashambas tem como objectivo último contribuir para a redução da fome e da pobreza em África.