ARTE & CULTURA
Marjan Teeuwen transforma edificíos em ruínas em instalações artísticas
A artista holandesa Marjan Teeuwen tem vindo a desenvolver, ao longo da última década, uma série de intervenções em edifícios em ruínas (e que estão condenados à demolição) nas quais reconfigura a arquitectura existente e a transforma em “instalações urbanas” efémeras.
No final do ano passado, o seu trabalho foi, pela primeira vez, apresentado nos Estados Unidos, na Galeria Bruce Silverstein, e um livro sobre as suas diferentes intervenções, intitulado “Destroyed House”foi também editado.
Estas intervenções de Marjan Teeuwen têm vindo a ocorrer em diferentes pontos do mundo: de uma casa abandonada em Gaza – que usou como base para a criação de uma intricada série de padrões a partir dos blocos de cimento nela disponíveis – até a uma antiga sex-shop em Leiden, na Holanda, em que aproveitou o estuque para criar uma composição monocromática de grande efeito.
Dado o carácter efémero destas intervenções, Marjan Teeuwen fotografa-as e foi precisamente a sua mais recente série de projectos que, com a designação “Destroyed House”, foi agora apresentada nos Estados Unidos.
Num texto intitulado “A Building as Sculpture”, que pode ser lido aqui, Marjan Teeuwen refere que espera que estas suas intervenções possam “abrir uma nova perspectiva tanto sobre os aspectos arquitectónicos como sociais dos edifícios”.