``Live in Lesotho``: concerto histórico de Hugh Masekela nos anos 80 vai ser reeditado
Foi a 28 de Dezembro de 1980 que Hugh Masekela e Miriam Makeba deram um concerto no Lesotho que se tornou lendário por ter constituído, na época, um verdadeiro desafio ao regime sul-africano e à sua política de apartheid. O concerto, realizado perto da fronteira da África do Sul, teve lugar num estádio e foi assistido por cerca de 75 mil pessoas.
Desde que a ideia do concerto começou a tomar forma (Hugh Masekela e Miriam Makeba viviam há muito no exílio) houve, desde logo, intenção de o gravar. Mas várias dificuldades e peripécias fizeram com que apenas fosse possível uma primeira edição de 150 exemplares de “Live in Lesotho” e, posteriormente, uma segunda que não chegou sequer aos 500 exemplares.
O disco – que nunca chegou a ter distribuição internacional apesar de, na época, tanto Hugh Masekela e Miriam Makeba serem figuras de primeiro plano a nível mundial – foi ganhando, ao longo dos anos um estatuto “lendário” apesar de poucos o terem ouvido e muitos considerarem que a gravação se tinha perdido.
Depois de vários anos de pesquisa, o disco vai finalmente ter uma edição condigna por iniciativa da Matsuli Music. A edição inclui ainda um conjunto de fotografias inéditas e um texto de Atiyyah Khan (excertos do texto podem ser lidos aqui).
O disco vai estar disponível a partir de 2 de Dezembro. Sobre a história do concerto e da produção do disco ler aqui.