Lesley Lokko anunciada como curadora da Exposição Internacional de Arquitectura da Bienal de Veneza 2023
A Direção da Bienal de Veneza acaba de anunciar a nomeação da a arquitecta, académica e romancista ganesa-escocesa Lesley Lokko como curadora da 18ª Exposição Internacional de Arquitectura da próxima edição da Bienal a qual irá ocorrer de 20 de Maio a 26 de Novembro de 2023. Lesley Lokko foi fundadora da Graduate School of Architecture, em 2015, em Joanesburgo (África do Sul) e do Africa Future Institute, em 2021, em Accra (Gana).
De acordo com Roberto Cicutto, Presidente da Bienal, “os curadores das Exposições Internacionais da Bienal sempre tentaram, através da visão dos participantes que convidam, proporcionar uma visão o mais abrangente possível dos temas e projectos que são adequados para lidar com cenários futuros. A nomeação de Lesley Lokko como curadora da 18ª Exposição Internacional de Arquitectura é uma forma de acolher o olhar de uma personalidade internacional capaz de interpretar, através de diferentes papéis, a sua própria posição no debate contemporâneo sobre arquitectura e cidades, que toma como ponto de partida a sua própria experiência imersa num continente que se está tornando cada vez mais um laboratório de experimentação e propostas para todo o mundo contemporâneo”.
Referindo-se a esta nomeação, Lesley Lokke afirmou: “uma nova ordem mundial está a surgir, com novos centros de produção e controle do conhecimento. Novos públicos também estão emergindo, ávidos por diferentes narrativas, diferentes ferramentas e diferentes linguagens de espaço, forma e lugar. Após dois dos anos mais difíceis e divisivos da memória viva, os arquitectos têm uma oportunidade única de mostrar ao mundo o que fazemos de melhor: apresentar ideias ambiciosas e criativas que nos ajudam a imaginar um futuro mais equitativo e optimista em comum. Falando-lhes do continente mais jovem do mundo, gostaria de agradecer ao Presidente Cicutto e a toda a equipa da Bienal de Veneza por esta escolha ambiciosa e corajosa”.