ARTE & CULTURA
Lenna Bahule lança album “Nômade“ em Maputo
Depois de 5 anos radicada em São Paulo (Brasil), a moçambicana Lenna Bahule volta à sua cidade natal para apresentar o seu primeiro álbum, intitulado “Nômade“, num espectáculo que terá lugar esta 6a feira, 9 de Fevereiro, no Centro Cultural Franco-Moçambicano.
Lenna é cantora, natural de Maputo, Moçambique. Iniciou a sua formação músical aos cinco anos, tendo ingressado na Escola Nacional de Música (ENM), em Maputo, onde estudou piano como instrumento principal durante oito anos.
Começou a fazer carreira a solo como vocalista em 2006, escrevendo canções, participando em festivais culturais e de intercâmbio e fazendo colaborações com diversos artistas moçambicanos e estrangeiros.
Durante a sua trajectória, já colaborou com artistas de renome como Stewart Sukuma, TP50, Fernando Barba, Stênio Mendes, Zuza Gonçalves, Pedro Consorte, Ronaldo dos Santos, Wagner Barbosa, Geórgia Dias, Sílvia Goes, Eleni Vosniadou e Rhiannon, experimentando géneros musicais variados.
“Nômade”, que teve a sua estreia em terras brasileiras em 2016, é um trabalho baseado na pesquisa sobre música e improvisação vocal e releitura de cantos populares moçambicanos. Neste trabalho, além de canções da sua autoria, Lenna interpreta também cânticos do folclore popular de Moçambique, explorando o uso potente da voz, do corpo, dos ritmos tradicionais e da narração fonética com história, improvisos e cantoria.
Mais interessante ainda, o álbum foi financiado através de uma campanha de “crowdfunding”, que significa uma angariação de fundos via doações colectivas, geralmente feitas através de plataformas online como o Kickstarter ou oKickante (entre outras).
O “crowdfunding”, que foi um dos tópicos centrais e alvo de um workshop na última edição do Maputo Fast Forward, tem sido uma escolha popular para o financiamento de projectos culturais e artísticos, principalmente em África, como foi o caso dos filmes de longa metragem “Resgate” da produtora moçambicana Mahla Filmes e “The Burial of Kodjo” do músico, compositor e filmmaker ganense, Blitz the Ambassador, ambos agora em produção.
O espectáculo do dia 9 de Fevereiro contará também com convidados Danilo Moraes (Brasil), May Mbira (Moçambique), Cheny Wa Gune (Moçambique), Tchaka Waka Bantu (Moçambique), Associação Cultural Hodi (Moçambique).