Lançamento da plataforma Maputo Fast Forward

O conceito de Indústrias Criativas tornou-se, na última década, objecto de inúmeras reflexões e debates sendo que, em muitos casos, estes se têm traduzido na adopção de políticas específicas tendentes a explorar o potencial desta nova “cadeia de valor” que interliga sectores tão diversos como o das artes, da cultura, da ciência e da tecnologia.
Organizações internacionais como a OCDE ou a UNESCO, governos de países desenvolvidos e emergentes, empresas e organizações sociais estão hoje cada vez mais conscientes da importância de adoptarem estratégias que valorizem o conhecimento, a cultura, a criatividade e a inovação.
Também em Moçambique há o reconhecimento desta mudança de paradigma. Num estudo publicado em 2011 com o título “Fortalecendo as Indústrias Criativas Para o Desenvolvimento em Moçambique”, realizado pela UNCTAD em colaboração com um conjunto de agências da Nações Unidas e o Governo de Moçambique, procede-se a um levantamento do potencial e das modalidades através das quais o país poderá articular uma estratégia sustentável e inclusiva por forma a dotar-se de capacidades que o tornem competitivo no quadro deste novo modelo de desenvolvimento “pós-industrial”. De igual modo, e no âmbito da CPLP, têm vindo a ser definidas estratégias que apontam no mesmo sentido.
É neste contexto que o MAPUTO FAST FORWARD se propõe actuar: pretendemos estimular encontros, trocas de ideias, divulgar projectos, revelar talentos e contribuir, de uma forma estruturada, enquanto plataforma criativa, para uma dinâmica que, aliando a reflexão, a formação e a comunicação ajude todos os protagonistas – sejam eles individuais, institucionais ou empresariais – a se posicionar na nova “economia criativa”.
Conheça a página dedicada ao evento: WWW.MAPUTOFASTFORWARD.COM/MFF16
O programa do evento incluí:
- Uma série de palestras LONGAS (30m) e CURTAS (15m) incidindo tanto sobre a apresentação de projectos como abordando as tendências mais marcantes em várias áreas criativas
- Um espaço expositivo, ocupando diversas zonas da Fundação, e no qual criadores em domínios tão diversos como o das tecnologias, da arquitectura e mobiliário urbano, do design, da comunicação, do empreendedorismo ou da educação irão apresentar os seus projectos e poder interagir directamente com o público
- Um momento de social networking durante o qual se pretende lançar as bases da plataforma criativa online do MAPUTO FAST FORWARD.
O MAPUTO FAST FORWARD é uma iniciativa da:
QIDEIA – COMUNICAÇÃO
e
GRH – GESTÃO DE TALENTO