``La Revue Dessinée``: dar notícias através de banda desenhada
Ao contrário do que poderia inicialmente parecer, “La Revue Dessinée” é um projecto cem por cento jornalístico mas dado que escolheu usar o modelo da Banda Desenhada como formato “noticioso”, a primeira impressão, quando surgiu, é de que se tratava de uma abordagem cómica e satírica e não de “informação séria”. Desfeito o equívoco, a publicação ganhou adeptos e já foi premiada pelo seu conceito inovador.
Como qualquer outra publicação informativa, a cobertura jornalistica cobre os mais diversos domínios da actualidade política, económica, social e cultural. Alguns artigos resultam mesmo de trabalhos de investigação e não ficam atrás de outros jornais de “referência”. A produção de cada artigo envolve sempre o trabalho conjunto de um jornalista e de um desenhador. Ambos são responsáveis pela construção da “narrativa”: o jornalista investiga, entrevista, confirma os factos, etc. e o desenhador concebe a melhor forma de narrar visualmente o tema em questão.
O sucesso do projecto, surgido há apenas três anos, fez com que, entretanto, “La Revue Dessinée” tenha começado a ser solicitada por publicações de referência, como o jornal “Le Monde”, a desenvolver parcerias e a participar em iniciativas específicas.