O escritor nigeriano Ziki Nelson está neste momento a ultimar os preparativos para a publicação de “Kugali: An African Comics Anthology”, um livro de 200 páginas que conta com a contribuição de 15 artistas provenientes de diferentes países do continente e incluirá seis histórias originais.
Nascido na Nigéria mas a viver actualmente em Inglaterra, Ziki Nelson desistiu, há seis atrás, de uma carreira no sector financeiro para se dedicar inteiramente à escrita. Durante uma visita ao seu país natal resolveu visitar o evento “Comic Con Lagos” onde conheceu vários criativos que estavam a usar a banda desenhada como veículo para contar histórias que, embora ancoradas em narrativas tradicionais, procuravam adoptar uma linguagem ficcional “futurista” e desenvolver novos modelos de storytelling.
Desse contacto nasceu o projecto “Kugali: An African Comics Anthology”, que tem vindo a ser desenvolvido durante os últimos seis anos, e no qual, para além de Ziki Nelson, têm trabalhadoTolu Foyeh e o “guru” da animação digital Hamid Ibrahim.
Entre os artistas convidados contam-se Etubi Onucheyo, Gbenle Maverick, Juni Ba, The Coker Coop e Bill Masuku.
“Kugali: An African Comics Anthology” é, para quem já viu o livro, um dos mais ambiciosos projectos a ser empreendido em anos recentes, neste domínio. A sua publicação ainda não tem data definida pois aguarda os resultados de uma campanha de crowdfunding.