Kampung Pelangi: de aldeia degradada a atracção turística (com a ajuda do Instagram)
A iniciativa partiu da própria comunidade que, descontente com o estado de degradação do aldeia, conseguiu convencer as autoridades locais a fazer um pequeno investimento (cerca de 17 mil euros) num projecto de reabilitação do conjunto edificado.
Estimulados por exemplos semelhantes ocorridos noutras zonas da Ásia, a comunidade decidiu recuperar o conjunto habitacional e pintar as 232 casas com cores vibrantes por forma a tornar todo o conjunto num “verdadeiro arco-iris”.
Com o apoio da Indonesian Builders Association, que forneceu todos os materiais e contribuiu com a assistência técnica, os moradores conseguiram, no espaço de um mês, transformar o que era antes um espaço degradado e cinzento naquilo a que hoje designam por “Rainbow Village”.
Resultado? Para além da evidente melhoria das condições de habitabilidade, as primeiras imagens colocadas na rede social Instagram tornaram-se rapidamente virais e, subitamente, a afluência de turistas multiplicou-se o que trouxe, inevitavelmente, um acréscimo da actividade comercial e económica em toda a zona.
O sucesso da iniciativa – que já chegou aos media internacionais – levou os responsáveis locais a procurarem encontrar os meios financeiros necessários ao melhoramento de várias outras infra-estruturas e, nomeadamente, ao tratamento e despoluição do rio local.