João Roxo e o ``Terceiro Espaço do Design`` no MFF 2017
A sua apresentação tem como título “Terceiro Espaço”. Eis como João Roxo descreve o conteúdo da sua conferência:
“Partindo de um eixo Norte-Sul, que divide este mundo em dois, criamos um mapa (mental) de dependências económicas, políticas, sociais e psicológicas. Neste Sistema instaurado, cooperação traduz-se em interesse, e hierarquias visuais são impostas – o preconceito generalizado materializa-se em códigos gráficos e estímulos semióticos, aumentando subconscientemente a distância entre os hemisférios.
“Terceiro Espaço” reflecte sobre situações e assuntos dos dias que correm construindo cenários hipotéticos de emancipação, de fuga ao Sistema. Um mundo no qual a intuição e o engenho se revelam valores fundamentais de uma luta revolucionária pela reinvenção da humanidade. Um “Terceiro Espaço”, um de diálogo, onde a informalidade é valorizada e a auto-suficiência é perseguida.
Explora-se nesta apresentação a relação que a comunicação visual estabelece com este Sistema e propõe-se um protesto passivo através da criatividade, do Design e da exaltação do valor da mão do artesão como veículo de libertação”.
Graduado pela Universidade de Aveiro, João Roxo completou recentemente o Mestrado no departamento de Design do Sandberg Instituut, em Amesterdão. O projecto final de curso The Hands That Feed You reflecte sobre certas dinâmicas globais de dependência, com particular foco no eixo Norte-Sul.
João Roxo pretende explorar modelos educacionais renovados e sustentáveis, dentro e ao redor da prática do Design, fundados na independência criativa.