``Jeans Redesign``: um projecto para trazer a Economia Circular para o mundo da moda
Tommy Hilfiger, Lee, Guess, GAP, C&A, H&M, Wrangler, são apenas algumas das mais de 70 principais marcas, fabricantes e fábricas têxteis que aderiram ao movimento e às recomendações do programa Jean Redesign, lançado pela Fundação Ellen MacArthur.
O objectivo é trazer a Economia Circular para o mundo da moda, o que requer novas formas de criar e fazer roupas, para que possam ser duráveis, recicláveis e feitas com bons materiais. “O programa Jeans Redesign está a criar soluções para que as roupas nunca se transformem em lixo. As marcas estão a usar as nossas directrizes para produzir jeans que estarão disponíveis no mercado em Maio de 2021”, explica a Fundação Ellen MacArthur.
Estas “directrizes” estabelecem os “requisitos mínimos de durabilidade, integridade do material, reciclabilidade e rastreabilidade das peças em ganga, conforme o que foi estabelecido por mais de 80 especialistas em denim”, aplicando os princípios da Economia Circular.
Na prática, estas calças de ganga mais amigas do ambiente são feitas para serem usadas por mais tempo e depois para serem feitas de novo (o seu design permite que se tornem em novos jeans quando os clientes já não os quiserem usar mais)
“O Jeans Redesign é um óptimo exemplo de como todas as roupas podem ser feitas com materiais seguros e renováveis, de como modelos de negócios aprimorados podem aumentar o uso de peças de vestuário e de como roupas velhas podem ser transformadas em novas”, defende a Fundação Ellen MacArthur.