``Intrepid Visions``: mostra de video online no Hangar - Centro de Investigação Artística
César Schofield Cardoso, Filipa César, Suleimane Biai, Kiluanji Kia Henda, Lubanzadyo Mpemba, Mónica de Miranda, René Tavares, Kwame Sousa e Rui Tenreiro são os artistas participantes na exposição online “Intrepid Visons” – promovido pelo Hangar/Centro de Investigação Artística em Lisboa – e que tem curadoria de Paula Nascimento.
O conceito da exposição parte do projeto Ilha de São Jorge (2014), que propôs uma reflexão sobre como a modernidade foi concebida, desenvolvida, construída, habitada, absorvida e às vezes rejeitada no contexto dos países africanos de língua portuguesa. Quando vistos juntos, os cinco vídeos encomendados inicialmente produzem uma taxonomia das condições urbanas que poderiam estabelecer perspetivas sobre o desenvolvimento urbano e o discurso arquitetónico da região.
“Intrepid Visions” expande esse conceito e inclui duas novos vídeos. A atual situação global e os desafios colocados pelo confinamento e pelo distanciamento social podem ser um ponto de partida para se pensar em nossa relação com os espaços que habitamos, bem como para criar novos imaginários. Do espaço da casa à cidade, os vídeos selecionados refletem sobre sua construção sociopolítica – cidades como Luanda, Maputo, Cidade da Praia até à vila de Birban na Guiné-Bissau e a comunidade Angular em São Tomé e Príncipe – e sobre como o projeto modernista impactou nas fronteiras físicas.
Pode consultar o programa da exposição, que estará patente até 13 de Junho, aqui.