ARTE & CULTURA
International Babel Book Award 2018 vai premiar autores de língua portuguesa
A Fundação Weltsprachen acaba de anunciar que a terceira edição do International Babel Book Award (Prémio literário Weltsprachen) irá este ano homenagear a língua portuguesa.
O Prémio visa distinguir obras de ficção inéditas (exclusivamente romances) devendo as propostas a submeter a concurso ser enviadas até ao próximo dia 31 de Março. Só serão aceites candidaturas de autores com um número de publicações não inferior a duas obras. O valor pecuniário do Prémio será de 200 mil euros.
A missão da Fundação Weltsprachen é prestigiar a literatura mundial. Com foco na diversidade de línguas, bem como na excelência das formas de expressão literária ao redor do mundo, ano a ano, a Fundação Weltsprachen homenageia um idioma.
A língua portuguesa, falada por mais de 235 milhões de pessoas ao redor do mundo, é o idioma oficial de nove países independentes distribuídos em 4 continentes e foi a escolhida para a edição deste ano do Prémio.
Tendo sido lançado em 2016, o International Babel Book Award prestigiou até agora obras de dois dos maiores autores em suas respectivas línguas: Ilse Aichinger (alemão) e Hasan Azizul Huq (bengali).