A 5.º Edição do INSTIDOC – Ciclo do Documentário Institucional vai decorrer entre os dias 13 e 17 de Novembro no Centro Cultural Franco-Moçambicano em Maputo.
O periodo de candidaturas vai estar aberto até 31 de Julho. Poderão concorrer realizadores independentes, produtoras audiovisuais e instituições (organizações públicas, não governamentais, com ou sem fins lucrativos) que apoiaram ou produziram documentários.
Este ano, o festival associa-se às Nações Unidas, através dos Objectivos de Desenvolvimento sustentável (ODS), um plano de acção inclusivo e colectivo para melhorar a qualidade de vida, de forma sustentável, das futuras gerações.
Com esta parceria, o festival espera conseguir através do meio audiovisual e dos debates que irá promover, alertar e consciencializar o público sobre estes e outros desafios mundiais e convidar todos a juntarem-se a esta missão das Nações Unidas.
O INSTIDOC é uma iniciativa cultural dedicada à divulgação de documentários produzidos com apoio institucional. Tendo conhecido a sua primeira edição em 2014, o festival de cinema realiza-se anualmente na cidade de Maputo divulgando obras não-ficcionais das áreas de Ambiente e Sustentabilidade, Cultura, Desenvolvimento Económico e Social, Direitos Humanos, Política, Género, Saúde (entre outras).
As inscrições para esta 5ª edição do INSTIDOC podem ser feitas aqui.