A instalação digital “The Intense Now”, incluída no programa do MFF 2021, que resulta de uma residência artística de 3 meses, a qual juntou César Schofield Cardoso (Cabo Verde), Nandele Maguni (Moçambique), Valerie Amani (Tanzania) e João Roxo (Moçambique) terá a sua abertura a 21 de Outubro e será seguida de um debate com o curador e os artistas a 22 de Outubro que irá decorrer no espaço da 16NetO e online.
Tendo como ponto de partida a obra “Afrotopia” de Felwine Sarr e, em particular, a sua afirmação de que “África precisa de pensar a sua metáfora de futuro”, o projecto “The Intense Now”, partiu de uma observação do quotidiano da realidade africana contemporânea e de um olhar sobre as dialécticas que a percorrem e a diversidade do espaços e das temporalidades que a tecem.
A exploração dos ritmos, sons, dialectos, formas e texturas imbuídas nos ciclos e repetições da vida quotidiana feitas em “The Intense Now” resultam da percepção de que o “futuro” passa pela capacidade de resgatar este “presente”.
É neste contexto que o projecto “The Intense Now” se propõe, por via de uma composição poética multisensorial, feita de palavras, sons e imagens, explorar a possibilidade de uma narrativa de futuro para o continente africano.
O projecto “The Intense Now” teve como curador César Shofield Cardoso e foi desenvolvido pelo MFF (Moçambique) em parceria com a Storia Na Lugar (Cabo Verde)