A artista, música e activista Yoko Ono está ocupando mega telas digitais em todo o mundo para transmitir uma mensagem de paz.
Alguns dos maiores outdoors de LED em muitas áreas metropolitanas – Londres, Nova York e Seul – serão interrompidos às 20h22 para transmitir a frase “Imagine Peace” todas as noites até ao final de março. Outras cidades incluem Berlim, Los Angeles, Melbourne e Milão, com a frase traduzida localmente. A instalação de arte pública é apresentada pela Circa, uma plataforma que utiliza outdoors digitais para programação artística, bem como pelas Serpentine Galleries de Londres.
“Imagine Peace” é um projecto de arte em andamento de Ono que já apareceu em vários locais, de Las Vegas ao Hyde Park, em Londres. A série começou em março de 1969, quando Ono e o músico John Lennon (Beatles), protestaram contra a Guerra do Vietname. O casal estava cercado por flores e cartazes caseiros que diziam “Hair Peace” e “Bed Peace”. As fotos de seu “Bed-In” capturaram o espírito contracultural da geração beat e desde então foram exibidas no Museu de Arte Moderna.
No segundo protesto “Bed-In”, realizado no Queen Elizabeth Hotel em Montreal durante sete dias, Lennon e a Plastic Ono Band de Lennon e Ono gravaram a música “Give Peace a Chance”, que foi transmitida em 160 estações de rádio europeias simultaneamente. Dois anos após o protesto de Montreal, em 1971, Lennon escreveu a faixa seminal “Imagine”. Quase quatro décadas depois, em 2007, Yoko Ono instalou uma torre de luz “Imagine Peace” na Ilha Viðey, na costa de Reykjavík, na Islândia, para celebrar o legado de Lennon.
Agora, a mensagem prolífica retornará mais uma vez – desta vez em um cenário global.
Acompanhando a obra de arte pública será feita uma publicação, de edição limitada, cujo valor das vendas será doado ao Fundo Central de Resposta a Emergências das Nações Unidas (UN CERF), uma organização que fornece comida, água, remédios e abrigo a países em crise.
O CERF da ONU está actualmente tentando mobilizar fundos na ordem dos US$ 20 milhões para apoiar o povo da Ucrânia, de acordo com seu site.