Foi durante a última edição do festival Design Indaba, que se realiza anualmente em Cape Town, na África do Sul, que o IKEA, o gigante sueco do mobiliário, encetou um processo colaborativo com uma série de designers do continente africano.
Os primeiros resultados foram agora publicamente apresentados no evento Democratic Design Days promovido pelo IKEA.
Os projectos apresentados inserem-se no âmbito do lançamento de uma colecção designada “Överallt” (que em sueco significa “por toda a parte”) que irá estar à venda nas lojas da IKEA de todo o mundo a partir do próximo ano.
Selly Raby Kane
Após os encontros iniciais ocorridos no Design Indaba, os dez designers seleccionados pelo IKEA, provenientes de sete países africanos, viajaram regularmente, ao longo do último ano, até à Suécia onde trabalharam em conjunto com a equipa do IKEA no desenvolvimento da linha “Överallt”.
Issa Diabaté
Entre os designers africanos destacam-se, entre outros, os egípcios Hend Riad e Mariam Hazem do Reform Studio, a senegalesa Selly Raby Kane, o sul-africano Laduma Ngxokolo ,os quenianos Bethan Rayner and Naeem Biviji, do Studio Propolis e o costa-marfinense Issa Diabaté.