Heliogen: start-up revela método revolucionário para produção de energia solar térmica
A Heliogen – uma start-up norte-americana cujo foco é a produção de energias limpas – acaba de anunciar ter desenvolvido tecnolgia que permite armazenar o calor solar até os 1500 graus centigrados e, deste modo, transformar a energia solar em combustível.
De acordo com o comunicado emitido pela Heliogen, “A esta temperatura podemos substituir o uso de combustíveis fósseis em processos industriais críticos como a produção de cimento, aço e petroquímicos (produção de materiais derivados do petróleo), reduzindo drasticamente as emissões de gases de efeito estufa destas actividades”
Os sistemas solares térmicos de concentração que foram produzidos anteriormente conseguiam atingir temperaturas de 565 graus Celsius, úteis para gerar energia, mas insuficientes para muitos processos industriais que exigem temperaturas muito mais altas.
A Heliogen foi capaz de concentrar a energia solar para um só núcleo através de centenas de espelhos e de armazenar este calor, que pode atingir temperaturas superiores a 1500 graus Celsius. “Somos capazes de atingir estas temperaturas revolucionárias como resultado de um software computacional que alinha com precisão uma grande variedade de espelhos. Estes espelhos reflectem a luz solar para um único alvo”.
De acordo com o CEO da Heliogen, “Já fizemos grandes progressos na implantação de energia limpa nos nossos sistemas eléctricos, mas a electricidade é responsável por menos de um quarto da procura global de energia. Isto (o nosso método) representa um salto tecnológico para dar conta dos outros 75%: o uso de combustíveis fósseis para processos industriais e de transporte. Com um processo de baixo custo, temos a oportunidade de fazer contribuições significativas para solucionar a crise climática”.
A Heliogen desenvolveu este projecto com o apoio da Fundação de Bill Gates e de Patrick Soon-Shiong, dono do jornal “Los Angeles Times”.
Para mais informação ler aqui.